Um dia de Olaria no PALCO

UM DIA DE OLARIA NO PALCO!

Em 20 de março de 2016, juntamente com organizações sociais parceiras, voluntários e moradores da comunidade, a equipe do Projeto PALCO, realizou  o evento: UM DIA DE OLARIA NO PALCO - uma manhã repleta de arte e cultura na comunidade Olaria, zona sul da cidade de São Paulo.

A programação do evento foi planejada tendo o conceito de comunidade como norte.   Na prática e no encontro com as pessoas, principalmente, com as crianças do local, o planejamento foi sendo revisitado e a ação foi co-contruída com a população local.

A manhã foi iniciada com o Momento Chegança, em que a equipe PALCO e jovens da Tô em Outra Cia de Teatro entraram pelas vielas da comunidade cantando uma música dos Doces Bárbaros, livremente adaptada para a ocasião.

Após uma roda de apresentação de todos os atores sociais envolvidos nesta ação, as crianças participaram de oficinas de construção de brinquedos com recicláveis, com Patricia Ribeiro, e de musicalização, com Guilherme Meyer.

Rodrigo Kohle iniciou o trabalho de arte em pneus que terá continuidade em outras datas. Juntamente com outros músicos, finalizou a manhã com uma apresentação musical na quadra da comunidade. Tudo culminou em uma ciranda, todos juntos, de mãos dadas, trocando afeto e alegria.

Durante o almoço de confraternização, o chorinho foi a trilha sonora.  

Na roda de avaliação feita após o evento entre integrantes da equipe PALCO e da Tô em Outra Cia de Teatro - grupo formado por moradores da comunidade Vila Nova Jaguaré que frequentaram o projeto social - houve muita emoção e reflexão:

“Eu lembrei da minha infância...”

“Eu percebi o quanto posso sorrir mais na minha vida, eu recebi muitos sorrisos no dia de hoje. Apesar de qualquer dificuldade, é possível sorrir, temos muito para trocar uns com os outros. O sorrido da criança é muito impactante”.

“Eu guardei o que ouvi de uma moradora: Vocês devem ter muito amor para estarem aqui com a gente em um domingo e fazerem isso. Deus os abençoe. Esta frase dela me marcou”.

“Ver as crianças se descobrindo na oficina de brinquedos é emocionante. Eles se reconhecendo capazes, eles construindo os brinquedos, brincando, se divertindo, criando níveis de dificuldades na brincadeira”.

“O legal de trabalhar com criança é isso: criança brinca”.

“É legal que já tem um pessoal organizado na comunidade, é bonita a relação que eles desenvolveram e foi importante para nós estabelecermos as nossas conexões. Eu vi a diferença de uma comunidade para outra e o quanto, na essência, nada nos falta”.

“Vários quiseram tocar violão e se divertiram com os brinquedos construídos”.

“Eu vi que eu posso fazer mais. Nós precisamos uns dos outros.”

“Várias crianças me abraçaram e pediram para eu voltar. Eu quero voltar, fiquei com muita vontade. Foi muito importante para mim ter vivido este dia”.

 

A equipe TETO enviou-nos uma mensagem emocionante:

“Apesar do texto ser pessoal (não entendo que deveria ser de outra forma), escrevo em nome de toda equipe, todos querem muito agradecer.  

Não é fácil encontrar um jeito de agradecer aos envolvidos na ação Olaria no Palco.  

Vou escolher não falar muito da importância da arte e cultura na vida da comunidade, nem sobre o quanto a comunidade é carente de respeito, nem sobre o quanto estas pessoas são socialmente excluídas, expostas e vulneráveis. Essa reflexão já deve ter nascido da própria experiência que vivenciamos.

Escolho falar de algo que talvez seja mais profundo, mais escondido e mais difícil de se enxergar (até para mim mesmo), escolho falar sobre o que senti. 

Fui educado em uma sociedade que não valorizava valores, olhava para notas, incentivava a competição e me afastava da minha essência, construído sem saber quem era. Enxergava o mundo de forma racional, lógica, em preto e branco. Aos poucos, consegui enxergar o tamanho das gaiolas e preconceitos, mas só ao sair de cada uma delas. 

Ao descer para o campinho ouvindo a música cantada com voz suave, me arrepiei. Preocupado para que tudo desse certo me certifiquei de focar no que faltava e no que precisava, mas, ao parar e olhar para o que estava acontecendo eu deixava de pensar no que faltava, nunca vi tantas cores: sorrisos rosas, abraços azuis, rodas arco íris. 

Ao entrar na comunidade muitos vezes pensamos no que falta, saneamento básico, saúde, educação. Mas vocês conseguem fazer enxergar além, me fizeram olhar para o que sobra, sobra sorrisos, abraços e muito amor. 

Obrigado por me inspirarem e por me ajudarem a sair de mais uma gaiola. Nunca mais verei Olaria com as mesmas cores. 

Abs.,

Equipe TETO”

 

Nossos agradecimentos à TETO, toda comunidade e todos os voluntários envolvidos!

Em outubro estaremos novamente em Olaria!

 

Se você quer fazer parte deste evento voluntário, escreva para nós: contato@projetopalco.com.br

 

Fotos de Leandro Polidoro/ Polidoro Estúdio Fotográfico