Cia de Teatro Vizinho Legal inicia novo processo: Os músicos!

O Projeto PALCO está em festa: Cia de Teatro Vizinho Legal comemora seus 10 anos com nova montagem do Projeto Conexões!

Em dezembro de 2016, a Cia de Teatro Vizinho Legal, que está em sua segunda geração, completará 10 anos de existência. Foi criada por Leandro Oliva especialmente para o Projeto Conexões, iniciado em 2007, no Brasil. 

No repertório 20 montagens: Meio-Fio, de Marcelo Rubens Paiva, direção de Marcello Airoldi (2007); My Face, de Nigel Williams, Com meus botões, Uma professora muito maluquinha, direções de César Negro; O Monstro do Lixo, criação e direção coletiva; A ópera do Malandro, de Chico Buarque, direção de Leandro Oliva (2008);  Lindo de Morrer, de Cristopher William Hill, A Outra, direções de Daves Otani (2009); Maledicência, de Jandira Martini, Giramundos, direções de Danillo Moreno (2010), Crescer - cenas de fases da vida, direção de Leandro Oliva, Contos que cantam sobre pousospássaros, de Cláudia Schapira, direção de Jacqueline Obrigon (2011); As Crisálidas, de David Harrower, direção de Liana Ferraz e Wallyson Rodrigues (2012); Três Pedrinhas e o resto são sonhos, direção de Leandro Oliva, A Estática, de David Anderson, direção de Andreza Rodrigues e Edemi Jr. (2013); Mentiroso, de Gergory Burke, Prima à solta, direções de Edemi Jr (2014); Remoto, de Stef Smith, Em busca de nosso São Franscisco (a partir de Morte e Vida Severina), direções de Wallyson Rodrigues (2015).

Para a 10. edição do Projeto Conexões, dos quatro textos lidos (dois de dramaturgos brasileiros e dois de dramaturgos britânicos), a Cia de Teatro Vizinho Legal escolheu montar "Os Músicos",de Patrick Marber, conhecido mundialmente por sucessos do cinema como “Closer” e “Notas sobre um escândalo” indicados a inúmeros prêmios como o TONY, Globo de Ouro e o Oscar.

Os Músicos” (The Musicians) fala sobre uma orquestra escolar que se apresenta em Moscou e seus instrumentos ficam presos na alfândega.

A estreia ocorrerá na X Mostra Conexões de Teatro Jovem, em outubro, no Teatro Cultura Inglesa Pinheiros. Aguarde!

 

Enquanto outubro não chega, a Cia apresentará Remoto, de Setf Smith, direção de Wallyson Rodrigues, durante o mês de maio em algumas escolas.

 

Mais dados sobre o autor da peça: 

Patrick Marber cresceu em Wimbledon e estudou Inglês na Wadham College de Oxford. Começou sua carreira como comediante stand up e ator em comédias de rádio.

Marber escreveu sua primeira peça "A escolha do jogador" em 1995. Estreou no Royal National Theatre de Londres, em fevereiro de 1995, numa produção dirigida pelo próprio dramaturgo. Marber escreveu a peça em workshop no estúdio do National Theatre, mas agora vê a decisão de dirigir a produção como "pouco inteligente" – sua única experiência como diretor até então tinha sido um espetáculo de Steve Coogan no Festival de Edimburgo. Ainda assim, a peça foi um sucesso: transferiu-se para o West End e ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Writer's Guild Award de 1995 (Melhor Peça do West End) e o Evening Standard Award de 1995 como Melhor Comédia do Ano. "A escolha do jogador" foi produzida em várias cidades de todo o mundo, incluindo Melbourne, Nova York, Berlim, Chicago e Viena.

Desde então, dirigiu suas duas peças originais no mesmo local: "Closer" em 1997 e "Howard Katz" em 2001.

"Closer" foi premiada com o Laurence Olivier Theatre Award de 1998 como Melhor Estreia de 1997 e com o London Critics Circle Theatre Award (Drama) de 1997 também como Melhor Estreia. Foi transferida do National Theatre para o West End e foi encenada na Broadway (onde foi nomeada para o prêmio Tony de Melhor Estreia). Viajou pelo Reino Unido e foi produzida em todo o mundo. Em 2004, foi adaptada para a tela por Mike Nichols. Na Suécia, estreou no Royal Dramatic Theatre em Estocolmo, estrelada por Gunnel Fred, Jakob Eklund, Dan Ekborg e Melinda Kinnaman em 1998.

Fonte: www.conexoes.org.br