O Projeto

Abrem-se as cortinas

 

Um projeto que, em rede, transforma vidas de pessoas, amplia o acesso à arte, forma plateias e coletivos culturais.

O Projeto PALCO promove e amplia o conhecimento, o acesso e o interesse pela arte de crianças, jovens, adultes, idoses que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O PALCO já beneficiou mais de 23.000 pessoas desde 2014, ampliando a capacidade de expressão corporal e oral, a criatividade, a imaginação, a sensibilidade, o diálogo e a convivência com as diferenças. A amizade, a transparência, o espírito de equipe, a cidadania, a resiliência são alguns pilares conceituais do projeto.

Desde março de 2020 o Projeto PALCO é parte do movimento Mobiliza Jaguaré, que, por meio de doações de pessoas físicas e empresas, atende a população de comunidades do Jaguaré que têm sofrido com a fome e com o desemprego. As atividades artísticas têm ocorrido com arte/educadores de forma remota desde agosto de 2020 e atendem moradores de 35 diferentes cidades de 11 Estados do Brasil.

Preza pela ação conjunta, pelo fortalecimento e foco nas potências já existentes e escolhidas/frequentadas pelos moradores do bairro, como uma escola pública, uma organização social, uma unidade básica de saúde, uma associação de moradores.

O projeto é tema de artigos científicos e publicações que tem sido compartilhados em eventos nacionais e internacionais, como em congressos, seminários e encontros em Portugal, Espanha, França e Peru.

Onde já estivemos (zonas oeste, sul, norte e leste da cidade de São Paulo):

Escola Estadual Deputado Augusto Amaral
Escola Estadual Maria Eugênia Martins
Escola Estadual Henrique Dumont Villares
Escola Estadual Architiclino Santos
Escola Estadual João Cruz Costa
CEU Jaguaré
Instituto Comviver
Lar das Crianças da CIP
Associação Aquarela
Musicar-te
Alquimia
Instituto Blandina Meirelles
Casa de Maria e Marta
Instituto Reciclar
Instituto Lina Galvani
Instituto PIVI
CAPS Nosso Lar
CCA Mãe do Salvador
Escola Alef Peretz
Graded School
Unidade Básica de Saúde Vila Nova Jaguaré